RAZÕES PARA CRIAR O HÁBITO DE FAZER O DEVER DE CASA
Por Redação do Colégio João de Barro
“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”
Aristóteles
O período de adaptação escolar nem sempre é tranquilo como gostaríamos, as crianças choram, sentem falta de casa, dos pais, as mães sofrem por ficarem longe dos seus filhos e tudo é muito novo e, às vezes, assustador! Mesmo para as crianças maiores, quando mudam de escola ou ficam um período muito grande com os pais e não querem se afastar… Tudo isso faz com que o início das aulas seja um processo a ser visto com cuidado e atenção.
Por tudo isso, resolvemos ajudar você a entender melhor esse processo e lidar com ele da melhor maneira possível, sabendo que irá passar logo e tudo ficará bem! Aqui, você irá ver:
Estamos começando mais um ano letivo, e, por isso, é preciso retomar uma rotina saudável de estudos. Para isso, o Para Casa deve estar inserido no dia a dia do estudante, como um hábito importante e permanente. No entanto, nem sempre é o que acontece! Até mesmo os adultos ignoram essa importante parte dos estudos, pensando ser apenas uma tarefa desnecessária. Muitas vezes, crianças e responsáveis entram em um conflito por esse ser um momento penoso e cansativo.
Seria possível transformar essa realidade? Somos capazes de mudar nossa forma de fazer e pensar sobre o dever de casa? Claro que sim! Por isso, viemos aqui te mostrar por que ele é tão importante e como fazê-lo de forma consistente e leve.
Dividimos o assunto em duas partes, nesta primeira, você entenderá qual a importância do dever de casa no processo de aprendizagem com os tópicos a seguir:
- POR QUE O PARA CASA É IMPORTANTE
- COMO O APRENDIZADO ACONTECE
- LIGAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE DEVER DE CASA E O APRENDIZADO
Na segunda parte, traremos algumas dicas valiosas para você transformar o momento do dever em algo rotineiro e prazeroso.
E para te dar informações seguras, nos baseamos nos estudos em neurociências sobre como o cérebro aprende e o que isso tem a ver com o dever de casa e aprendizado. Boa leitura!
POR QUE O PARA CASA É IMPORTANTE
A lição de casa é uma importante estratégia educacional utilizada para concretizar o processo de aprendizagem e fazer com que os estudos se tornem mais produtivos, efetivos e coerentes.
Um Dever de Casa bem pensado e executado está diretamente ligado ao aprendizado. Quanto mais você manda sinais para seu cérebro de que aquele assunto é importante, melhor ele vai entender que é uma coisa para ficar na memória. Memória? Isso mesmo, não dá para falar de APRENDIZAGEM sem mencioná-la.
O professor deve criar formas de fazer com que um conhecimento novo seja visto pelo aluno em lugares diferentes e de formas diversificadas, por isso, o dever de casa é um dos mecanismos para a fixação da aprendizagem. A sala de aula não é o suficiente.
Além de tudo, o hábito de ter a responsabilidade de realizar o dever de casa, desenvolve a autodisciplina, que é a habilidade mais difícil de ser trabalhada. Porém, é totalmente possível se houver persistência. Assim, os deveres de casa estimulam o aluno a desenvolver essa competência, além de outras como auto-responsabilidade, organização, pensamento crítico e a capacidade de concentração, dentre outros, tudo por meio da prática.
COMO O APRENDIZADO ACONTECE
A aprendizagem é o processo de aquisição de uma informação, a memória é a consolidação desse aprendizado e a possível utilização posterior dele.
O aprendizado não acontece efetivamente sem que haja a formação e estabilização de novas conexões cerebrais, ou seja, o que está sendo estudado leva tempo e dedicação para tornar-se algo concreto no cérebro, ao ponto de tornar-se uma memória que pode ser resgatada toda vez que o indivíduo precisar daquela informação. Para que isso aconteça, é preciso que o cérebro relacione o novo ao velho, o que já sabe ao que está prestes a aprender, e veja sentido nisso, a fim de ter interesse suficiente para manter aquilo na memória por muito mais tempo. Para tanto, faz-se necessário tempo e esforço pessoal. Não se pode esquecer: o aprendizado não se efetiva quando a aula termina. É preciso dedicar um tempo e atenção aos estudos em outros locais e momentos, e a lição de casa é uma das importantes etapas para se fixar e realmente assimilar o que o estudante viu em sala de aula.
Os alunos que deixam para dedicar apenas o tempo escolar para os estudos, são aqueles que acham que não aprendem nada na escola e que tudo isso não passa de perda de tempo, e com razão, afinal, “o que não é visto, não é lembrado” e o que não é revisto, não é aprendido!
LIGAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE DEVER DE CASA E O APRENDIZADO
Todo novo hábito, a princípio, pode ser exaustivo e, aparentemente, nada promissor, por isso, é preciso persistência para manter-se nele. Para que essa nova aquisição rotineira permaneça, alguns gatilhos são fundamentais. Durante a hora do dever, por exemplo, é importante que os responsáveis não tornem esse momento exaustivo e estressante para a criança ou adolescente. Bater, xingar e forçá-los a fazer o dever, poderá provocar uma relação ruim com aquele momento, tornando-se quase impossível que se torne um hábito, e, por consequência, tornando o armazenamento do conhecimento algo mais difícil de ser alcançado. É necessário encontrar prazer, recompensa e sentido no hábito de estudos independentes.
O dever de casa se relaciona ao processo de aprendizagem no momento em que é tido como um reforço do que foi visto em sala de aula, uma forma de repetir a informação sob outro olhar, outras estratégias (por vídeo, leitura, exercícios, escrita, etc.) e de forma mais aprofundada, investigando o que realmente compreendeu do assunto, até que ponto é preciso buscar mais sobre ele e o que não ficou claro que precisa de uma atenção maior, pois é na hora do dever que, muitas vezes, o estudante detecta o que entendeu ou não, tendo, portanto,a capacidade de criar modos de tirar dúvidas mais claras e monitorar a própria aprendizagem, com a supervisão e acompanhamento da família (dependendo do caso e da idade).
Agora que você já sabe como o dever de casa é importante para o aprendizado, já comece a se preparar para incentivar seu(a) filho(a) a reservar um tempo diariamente para fazê-lo, com dedicação e real interesse. Você verá como isso trará benefícios para seu aprendizado.
Não deixe de ler a próxima parte, nela, você encontrará dicas para facilitar o momento do dever e torná-lo um hábito poderoso na rotina familiar.
Referência
COSENZA, Ramon M. & GUERRA, Leonor B. A lanterna na janela: A atenção e suas implicações na aprendizagem. In: Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 51 – 74.