Blog

Folclore

POR QUE COMEMORAMOS O FOLCLORE?

Todo mundo tem uma história,
e cada história é influenciada pelo que nos rodeia…
2021: Brincadeiras tradicionais: Amarelinha

Onde crescemos, com quem moramos, em que acreditamos, amizades que fazemos, delícias que comemos, desenhos que vemos , livros que lemos… tudo isso nos ajuda a construir quem somos hoje e o que ainda seremos. E conhecer bem a nossa história nos ajuda a nos conhecermos melhor e, assim, tomar decisões cada vez mais assertivas para a vida.
A história do país também faz parte da nossa construção. Conhecer as influências que tivemos, as crenças diversas, as culturas que, juntas, formaram a nossa, nos ajuda a entender quem somos como nação. Valorizar a história e cultura do país é valorizar a própria história e, por isso, respeitando a diversidade cultural e religiosa, comemoramos o Folclore, sem impor ideias, mas contando a história, mostrando a diversidade e relacionando-a à realidade da criança. Impossível seria falar da história de um país tão grande e diverso como o Brasil, sem prestar atenção em seu folclore. 
Mas, afinal, o que é o folclore e como conseguimos manter vivos em um mundo tão digitalizado, uma história tão antiga e diversificada?

Para responder as perguntas, dividimos o artigo em três momentos:
· O que é o Folclore.
· A importância do contato da criança com o folclore brasileiro.
· O folclore no Colégio João de Barro.

2014: Oralidade e criação:
Sarau literário (foto tirada antes da pandemia).
Incentivo à leitura e criação artística.

O QUE É  FOLCLORE?

A palavra folclore tem origem no na língua inglesa, pela formação da palavra “folk”, povo e “lore”, sabedoria; conhecimento; cultura, sendo, então, “conhecimento popular”. No Brasil, tivemos a influência de aspectos da cultura africana, portuguesa e indígena, principalmente.

Toda essa mistura deu origem à cultura tradicional do país. Mas será que esses povos influenciaram um país tão grande de forma homogênea? Não! Cada região tem seus costumes e tradições, e isso está mais presente no nosso cotidiano do que, às vezes, percebemos. Você já comeu um delicioso Tutu de feijão na casa da avó ou uma bela feijoada na sexta-feira? Já ouviu lendas do lobisomem ou da Iara, talvez já tenha visitado uma cidadezinha do interior de Minas e comprado uma lembrancinha feita em pedra-sabão. Tudo isso, e muito mais, faz parte do folclore da nossa região.

Viu como o folclore é algo que faz parte da nossa vida, mesmo parecendo ser algo antigo?

Com isso, podemos dizer que o Folclore está 

  • nos provérbios populares;
  • nas cantigas;
  • nas lendas;
  • nos costumes e crenças populares;
  • nas brincadeiras e danças;
  • e nas comidas típicas.

E aí questionamos, por que é tão importante trabalhar o folclore na formação da criança? 

Vamos refletir juntos?

2015: Leitura: Roda de leitura.
(foto tirada antes da pandemia)

2021: Brincadeira tradicional: Passa anel.

2021: Bruxa Keka
interagindo com os alunos contando
a história do folclore

A importância do contato da criança com o folclore brasileiro.


As nossas histórias constroem nossa identidade e o folclore representa a criação de uma identidade cultural de um povo. Ele não existe apenas no Brasil, mas todo mundo tem uma cultura, uma história e uma construção social. Somos seres sociais e as interações das crianças ajudam-nas no aprendizado e desenvolvimento diário.
Trabalhar o folclore na escola não é apenas falar de lendas e coisas do passado, mas é ensinar as crianças sobre ter e construir uma história, desenvolver a criatividade e curiosidade, construir relações sociais duradouras, ligadas pelos valores comuns e vivenciados por elas. Não é apenas trazer brincadeiras, cantigas e uma parte da história passada, é, também, estimular a criatividade, a curiosidade, elucidar o conhecimento e o valor de si e do outro, é ensinar o respeito às diferenças e incentivar questionamentos acerca do que é transmitido.

Sem data. Leitura: Feira do livro.
Foto tirada antes da pandemia

O folclore no Colégio João de Barro

Sempre pensando nas diretrizes da BNCC e no respeito individual ao aluno, trabalhamos o folclore de forma contextualizada, relacionando-o à realidade do aluno, e sempre levando-os a compreender o passado com um olhar investigativo e curioso, sem destacar assuntos religiosos. Assim, as emoções, o convívio social, a memória e o aprendizado de conteúdo podem ser desenvolvidos simultaneamente, como tem que ser.

Por isso, o folclore, enquanto uma construção da cultura popular, é trabalhado continuamente na escola ao longo do ano, e não apenas de forma impositiva e restritiva na data comemorativa, mas diluída nos conteúdos pedagógicos, de forma reflexiva, integrada e lúdica, afinal, dançar, cantar, brincar de roda, ouvir e ler parlendas, fazer trabalhos manuais e falar de comidas típicas são assuntos do cotidiano escolar e, também, culturais, não é mesmo?

Você gostou do nosso texto sobre o folclore brasileiro? Aprendeu o quanto ele é importante para a educação das crianças? Aproveite, então, e conheça mais da nossa escola por meio dos temas abordados no nosso blog! 

Ah! Deixe, também, os temas que gostaria de ler aqui, será um prazer construir este diálogo com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp