A CELEBRAÇÃO DAS DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA
Por Redação do Colégio João de Barro
Ao longo do ano, nosso calendário é repleto de datas comemorativas, algumas para nos lembrar de marcos históricos, outras para valorizar profissões, pessoas, momentos, ainda outras com viés religioso e diversas outras ocasiões. Todas elas têm um porquê, uma história e/ou uma bagagem cultural.
Exposição do Dia da Mulher – 2022
Sabemos que trabalhar detalhadamente todas elas na escola não é possível, no entanto, desde os primeiros anos escolares, muitas delas são lembradas, celebradas e trabalhadas, mesmo que, às vezes, de forma mais sucinta. Isso ocorre porque não é possível abordar e aprofundar em todas elas no período escolar, pelo tempo que também deve ser usado para ensinar outras questões, mas existem algumas que precisam estar presentes no calendário escolar, não apenas mencionadas, mas trabalhadas de forma a levar a criança a refletir sobre ela. De todos os benefícios em se trabalhar as datas comemorativas na escola, podemos destacar alguns:
- Aproveitar para problematizar os eventos históricos, levando os alunos a refletirem e questionarem a história por trás “da história”.
- Aprofundar o olhar de forma atenta aos motivos das comemorações e seus objetivos.
- Inserir a criança no mundo cultural ao qual ela faz parte, ampliando seus conhecimentos gerais.
- Entender como se deu a construção da imagem que a nação tem hoje.
- Aprender a valorizar pessoas e histórias por meio das celebrações (dia dos pais, mães, família, professores, criança…)
- Mostrar a necessidade de um conhecimento e inserção social e emocional na construção da identidade nacional e individual.
- Permitir que o alunado seja formador de opinião, questione de forma eficaz e transforme a realidade ao seu redor, conhecendo a própria história e os eventos que marcaram a nação ao longo dos anos.
- Valorizar as conquistas feitas ao longo dos anos e compreender seu real objetivo e significado (Tiradentes, Dia da Mulher…)
- Entender o viés religioso da nação, conhecendo sua história e as religiões que envolvem
- Aproveitar algumas datas para se lembrar de assuntos importantes para a formação do seu caráter pessoal e cultural, ampliar seu cuidado com o futuro da nação e pessoal, incentivar a aquisição e aplicação do conhecimento (dia do livro, dia da água, dia do meio ambiente…).
- Trocar ideias e opiniões acerca das diversas comemorações anuais.
Dia mundial da Água – 2022
Mas tudo isso só é possível se for criado um ambiente de conscientização na sala de aula, trabalhando cada data importante de acordo com a faixa etária das crianças, dividindo e aprofundando os olhares conforme a necessidade de conhecimento de cada série.
Mais uma vez, família e escola devem atuar em conjunto, formando cidadãos conscientes, capazes de questionar e melhorar o mundo ao seu redor. É necessário sair da superficialidade dos fatos, pois só assim, trabalhar as datas comemorativas tem sentido e, com isso, permite que fatos marcantes na história não sejam esquecidos. Mas claro que, algumas datas podem ser celebradas de forma a trazer alegria, momentos de interação social e lazer para as crianças na escola, como o carnaval que, para elas, é um momento em que podem ser crianças, brincar com os amigos, cantar e dançar de forma livre e divertida.
Em um mundo tecnológico, temos a tendência de acelerar e encurtar as informações, já que sua carga é grande e acelerada. Isso pode nos levar a banalizar os marcos tradicionais e culturais, por isso, fazer com que sejam valorizados e reconhecidos pelas crianças é um trabalho que demanda criatividade e estimula a criança a sentir-se atraída pelos temas. É preciso ressignificar as celebrações, refletir sobre elas e trazer discussões.
A título de exemplo, podemos citar como algumas datas podem fazer a diferença na formação da criança.
- Fortalecer a importância da família: dia das mães, pais, avós, família…
- Incentivar a leitura, formação intelectual, profissional e social:: Dia do livro, dia da escola, dia do meio ambiente, dia da água…
- Valorizar pessoas, ter empatia, conhecer a história da nação e a própria: dia do Índio, dia da Mulher, Consciência Negra, Dia dos Professores… (entendemos que essas datas precisam ser trabalhadas de forma a incentivar o discente a realmente saber o que representam).
Não acreditamos que, simplesmente, tirar as datas comemorativas do calendário seja a melhor maneira de lidar com o mundo que vivemos hoje, mas sim, trabalhar de forma consciente, que leve a criança a pensar e aproveitar os benefícios de saber e viver cada uma delas!
Mas e você, como trabalha as datas comemorativas com seu filho ou aluno? Conte-nos nos comentários, queremos saber!