×
31 3385-1577 / 31 2555-1574
31 3385-1577
31 2555-1574

Educação Infantil


Educação Infantil
  • Educação Infantil

 

          Na Educação Infantil, busca-se a integração do aluno através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

          A avaliação na Educação Infantil não se restringe a medir conteúdos aprendidos, o que se pretende é acompanhar o desenvolvimento da criança na sua capacidade de pensar e agir.

            Segundo Piaget “o processo de construção do conhecimento acontece em etapas que evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que surgem com base em um mecanismo de adaptação do organismo a novas situações. É, portanto pelas próprias experiências que a criança constrói seu conhecimento.” Assim sendo cada um dos aspectos avaliativos abaixo é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança.

           A avaliação é realizada semestralmente pela equipe de professores e Coordenação pedagógica considerando os seguintes aspectos:

ASPECTO SÓCIO-EMOCIONAL: (Atitudes, hábitos e relacionamentos) Através das interações com o meio (colegas/professores/ambiente) a criança constrói sua identidade e autonomia. A mediação de tais interações favorece o desenvolvimento da autoestima e a formação do caráter e da personalidade.

ASPECTO COGNITIVO: (Linguagem Oral e Escrita, Sociedade e Natureza, Matemática). Quanto antes as crianças conhecerem a linguagem escrita, desenvolverem o raciocínio através de brincadeiras e desafios e passarem a elaborar os mais variados tipos de questionamentos sobre as coisas do mundo a sua volta, mais possibilidade de inclusão terão numa sociedade letrada.

ASPECTO PSICOMOTOR: (Artes, Educação Física, Musica e Atividades Direcionadas) Além de aperfeiçoar as habilidades, oferecer novos desafios, as atividades psicomotoras integram o aprendizado sensório-motor com o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança favorecendo a sua socialização.


Coordenador do Curso: Ana Lúcia Maia de Menezes / Elaine Maíra Amorim
;